PORTO DE LUANDA


Posted in Uncategorized por luanda08 em abril 3, 2009

Nossa história inicia-se a partir de oficinas de maracatu do baque virado realizadas em locais distintos da cidade de São Paulo – São Miguel Paulista, Guaianases e Itaquera, por exemplo – além de oficinas que ocorreram em outros municípios – tais como Mogi das Cruzes e Guarulhos.
Chegamos a formar grupos que tiveram a oportunidade de realizar apresentações em diversos locais, tais como as apresentações realizadas pelo Grupo 16 Toneladas – que representou o bairro de São Miguel Paulista durante o ano de 2003 – e o Grupo Maracatu Boigy – que representa o município de Mogi das Cruzes desde 2003.
Com o passar do tempo, nossas atividades referentes ao maracatu foram se concentrando nos arredores da COHAB José Bonifácio (COHAB 2 – região de Itaquera) – local em que moramos – e fomos atraindo as atenções de pessoas dessa região.
Um dos nossos principais focos é o trabalho junto aos professores e alunos de escolas públicas da região da COHAB 2, promovendo, inclusive o intercâmbio cultural com outros grupos locais no ambiente escolar.
Nossas pesquisas nunca cessam: percussão, canto, dança, fundamentos históricos, figurinos, personagens… de manifestações como o coco, a ciranda, o jongo, o congo, o cacuriá, o bumba-meu-boi e o moçambique. Chegamos a confeccionar alguns instrumentos musicais no intuito de captar recursos, tais como alfaias (que são os tambores do maracatu), zabumbas, caboletês, abês, afoxés, xequebuns, pandeirões, etc.
Apesar da existência de problemas financeiros para expandir nosso trabalho – e, conseqüentemente, contemplar mais pessoas – estamos passando por um processo de amadurecimento, com fortalecimento das relações interpessoais e cada vez mais convictos do nosso papel em nossa comunidade.
No ano de 2008 participamos do programa VAI, o que nos possibilitou aumentar a quantidade de integrantes e melhorar a estrutura do nosso grupo. Construímos alfaias, agbês, implantamos oficinas de percussão, dança, construção de instrumentos e luthieria. Além destas ações conseguimos divulgar o projeto, o que resultou num melhor desempenho quantitativo e qualitativo. Pudemos alcançar uma quantidade de pessoas nunca antes atingida, ampliando nossa participação na promoção do desenvolvimento cultural destas. Em 2008 o grupo se apresentou em diversas datas e lugares, o que ajudou na captação de recursos e na consolidação da Cia Porto de Luanda como grupo de pesquisa das manifestações populares que representa a zona leste de São Paulo.
-descendente tradicional.
Não temos verificado um trabalho semelhante ao que realizamos nessa região. As pessoas que tem afinidade com o maracatu e outras manifestações da cultura brasileira muitas vezes têm que se locomover para longe a fim de ter esse conhecimento.

No ano corrente, temos como intuito, disponibilizar àqueles que tiveram acesso às nossas atividades, e àqueles que terão, mais recursos na forma de instrumentos, figurino, aulas, vivências em dança, percussão e luthieria do maracatu. Além disso, propomos uma otimização na atuação dos arte-educadores envolvidos no projeto, com o intuito de promover uma maior e melhor formação para a cidadania cultural na comunidade.
Estamos empolgados na formação de uma ala mirim e tivemos, em 2008, uma participação ativa de pessoas da terceira idade, o que veio a concretizar nosso entendimento do papel social, de inclusão, do maracatu.
Esperamos que a produtividade que almejamos em 2009 seja impulsionadora para a formação de um Porto de Luanda mais fortalecido – convicto de sua importância na formação cultural das pessoas – e para a busca de novos caminhos para a nossa sustentabilidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: